quinta-feira, 26 de maio de 2011

Definitivamente, levanta-te e anda!

* Por Alberto Meneguzzi
São vários os personagens e as histórias descritas no livro do Ato dos Apóstolos. Uma delas é a de um homem coxo, mendigo, que ficava pedindo esmolas na porta do templo. Coxo é um aleijado, alguém com dificuldades sérias para andar, manco, impotente para caminhar. Em Ato dos Apóstolos (3, 1-9) está descrita  a seguinte situação.
 "Pedro e João subiam ao Templo para a oração as três horas da tarde, quando viram trazer um homem, coxo de nascença. Costumavam colocá-lo todos os dias na porta do Templo para pedir esmolas aos que entravam no Templo. Quando o homem coxo viu Pedro e João entrando no Templo, pediu uma esmola. Pedro e João olharam bem para o homem e disseram: 'Não temos ouro nem prata, mas o que eu tenho eu lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, levanta-te e comece a andar'. Depois Pedro pegou a mão direita do homem e o ajudou a levantar. Na mesma hora os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. Então, ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar, E entrou no templo junto com o Pedro e João, andando pulando e louvando a Deus.
"Coxo é uma pessoa que precisar ser carregada sempre pelos outros. Não consegue andar sozinha. Pedro e João foram ao templo para rezar. O Coxo foi para pedir esmola. O coxo, até então, se contentava com poucas coisas, queria apenas algumas moedas. Sua vida foi sempre assim, mendigando coisas materiais. Ao ser curado da paralisia, pôs-se de pé. Começou a andar. Não ficou parado, deu passos de fé. Entrou no templo saltando, pulando de alegria, mostrando que a partir de então, era um novo homem. Ele glorificava a Deus. Não ficou calado, gritava e aclamava. Evidente que todos que estavam ali ficaram perplexos e admirados.
 Aquele homem coxo se escondia atrás da sua paralisia para viver mendigando. Depois disso ele não saiu mais de perto de Pedro e João e  ia com eles em todos os lugares dando testemunho da sua cura.Muitos cristãos assumidos, também agem como o homem coxo, se contentam apenas com esmolas.  Outros tantos já receberam, em algum momento da vida, a ordem para levantar, sair da paralisia, saltar, correr, louvar a Deus. Mesmo assim, insistem na paralisia que não avança o sinal, não espalha a boa nova com  ardor, coragem e a felicidade que o projeto de Deus merece. 
            Muitos cristãos ainda rastejam. Agem num conformismo irritante. Não arregaçam as mangas, não se comprometem, ficam apenas na margem ao invés de navegarem em águas mais profundas. Precisamos assumir a nossa fé de forma decidida, de proclamá-la num tom alto, de nos colocarmos de pé, com coragem, ardor e alegria.  Não dá para  continuar  recebendo esmolas, agindo com um inválido, sempre dependendo dos outros.

Definitivamente, se és cristão, levanta-te e anda!
--
Alberto Meneguzzi - Jornalista e catequista

sexta-feira, 6 de maio de 2011